Sobre a imagem do VIII CILIJ/2025

A imagem foi gentilmente cedida por Roger Mello para ilustrar a identidade visual do VIII Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil (CILIJ), considerando as relações com a cultura maranhense.

As ilustrações que compõem a capa do livro Bumba meu boi bumbá, de Roger Mello, apresentam uma explosão de cores e dinamismo das formas, transportam o leitor para o universo lúdico e vibrante do Bumba Meu Boi, como é conhecido no Maranhão, patrimônio cultural imaterial da humanidade pela UNESCO, desde 2019, uma rica manifestação da cultura popular. O traço solto e as composições assimétricas não apenas sugerem movimento, mas encenam acompanhar o ritmo do Bumba Meu Boi, evocando musicalidade e teatralidade.

O uso expressivo das cores vibrantes cria um efeito quase hipnótico e intensifica a atmosfera festiva da lenda do Bumba Meu Boi, evocando a fusão de influências africanas, indígenas e europeias. O boi, personagem central do texto, surge em fragmentos e contornos sugeridos, deixando que o olhar do leitor reconstrua sua imagem em meio ao turbilhão de cores, formas e movimento. Esse jogo de composição aproxima a ilustração de uma experiência sensorial, em que o espectador não apenas vê, mas sente a pulsação da festa e o toar dos maracás, pandeirões, tambores, caixas e matracas.

Assim como no Bumba meu boi bumbá, em que as cores e formas dançam em composições dinâmicas, o VIII CILIJ celebra a diversidade estética e cultural da literatura para crianças e jovens.

Entre os dias 19 e 21 de novembro, São Luís do Maranhão, mais especificamente a Universidade Federal do Maranhão, Cidade Universitária Dom Delgado, será sede deste evento que já faz parte das nossas vidas. Para tanto, embarcaremos juntos(as) nesse espetáculo mediado por palavras, imagens e ritmos, onde a leitura é motivo de festa, (re)encontro, encantamento, compartilhamento de saberes e fazeres e de reflexão crítica, por meio da interação e engajamento de diferentes atores sociais, como: professores(as) de diferentes áreas de conhecimento, pesquisadores(as), graduandos(as) e pós-graduandos(as), bibliotecárias(os), gestores(as) escolares, editores(as) e livreiros(as) e outros.

Viva a leitura! Viva a literatura! Viva o CILIJ!

Todos os direitos reservados a Roger Mello